"Au bon marché" em Lisboa

Rita Roque • 26 de setembro de 2022

"Au bon marché" em Lisboa

Um vaso com uma flor ao lado de outro vaso

Um sábado especial!

Na manhã ensolarada do sábado dia 24 de Setembro, entrou no Atelier de restauro Rita Roque pela mão de um cliente "especialista" estudioso por criadores, fábricas e escolas de cerâmica, esta linda peça é portadora de um legado histórico de extremo interesse.

Este jarro foi desenhado por Alphonse Voisin Delacroix em 1892 ou 1893 e executado pelo ceramista "art nouveau" Pierre Adrien Dalpayrat, e alguns exemplares como este foram vendidos desde o final do seculo XIX até ao inicio do seculo XX na loja "Au bon marché" que ainda hoje existe.

 


"Alphonse Voisin-Delacroix, nascido em 9 de setembro de 1857 em Besançon e falecido em 2 de abril de 1893 em Paris, foi um escultor e ceramista francês.


Alphonse Voisin-Delacroix é neto do arquiteto Alphonse Delacroix e primo por casamento de Victor Considerant, de quem pintou um retrato em 1890. Foi aluno do escultor Henri Chapu. Em 1892 juntou-se ao ceramista Pierre-Adrien Dalpayrat, autorizado a operar o forno de porcelana na Grande Rue 9 e 11 (agora destruído e localizado no local dos nºs 33 e 35 da Avenue du Général Leclerc em Bourgla-Reine, para um ano de colaboração frutífera, criando peças cujos puxadores, molduras e ranhuras fazem parte da linha Coup de Laud característico do Art Nouveau. Sua primeira exposição em dezembro de 1892 na Galerie Georges Petit (1856-1920) foi saudada pelo entusiasmo do público e continuou com a Exposição Universal de Chicago em 1893, depois um segundo contrato de exclusividade recíproca por um período de doze anos que terminou com a morte de Voisin Delacroix após uma pleurisia em 2 de abril de 1893.
A propriedade familiar
 La Grange Huguenet em Besançon pertence aos descendentes de Alphonse Delacroix e está aberta ao público.


Pierre-Adrien Dalpayrat ou Adrien Dalpayrat (14 de abril de 1844 - 10 de agosto de 1910) foi um oleiro francês que foi uma figura significativa na cerâmica de arte francesa , especialmente conhecido por seus inovadores esmaltes cerâmicos coloridos , principalmente em grés , mas também em faiança e porcelana . Depois de trabalhar para vários fabricantes de faiança , principalmente no sul, a partir de 1889 estabeleceu seu próprio estúdio em Bourg-la-Reine , não muito longe de Paris, com seu trabalho à venda em várias galerias da capital e outras cidades.

Ele inventou a cor de esmalte vermelho à base de cobre conhecida como " Rouge Dalpayrat " depois dele, uma variedade de esmalte sang de boeuf. Suas formas eram muitas vezes esculturais, seja em sua forma ampla, ou às vezes incorporando figuras modeladas por escultores com quem colaborou. O escultor simbolista Alphonse Voisin-Delacroix (1857–1893) foi um colaborador até sua morte precoce. Como alguns outros ceramistas Art Nouveau, Dalpayrat muitas vezes fazia peças para serem montadas com elementos de metal por empresas metalúrgicas, incluindo uma base de lâmpada projetada com um abajur de vidro e metal pelos Tiffany Studios de Nova York. Este casamento foi muito provavelmente arranjado por Siegfried Bing , cuja galeria de Paris Maison de l'Art Nouveau vendeu obras de ambos os fabricantes."

In:Wikipédia

#restaurodeceramica



Noticias Atelier Rita Roque

azulejos modernistas de autoria de Hansi Stael artista da Secla, restauro de azulejos
Por Rita Roque 29 de julho de 2024
restauro de cerâmica, restauro de azulejos, azulejos modernistas dos anos 50. obras da autoria de Hansi Stael, artista da Secla.
faiança portuguesa do séc.XIX, Restauro de faiança portuguesa, fabrica Bandeira, fervença
Por Rita Roque 8 de maio de 2024
restauro de faiança portuguesa da fabrica bandeira ou fervença
restauro de escultura de jardim em cerâmica do ceramista Jorge Mealha
Por Rita Roque 16 de outubro de 2023
sente-se connosco à roda de oleiro!
Mais Posts
Share by: