O que Azulejou os dias do Atelier nos meses de Março e Abril

Rita Roque • 27 de maio de 2023

Palácio da Atalaya preserva o seu património azulejar

Uma pintura azul e branca de uma mulher segurando um bebê

Planta em T, de 2 pisos, cobertura diferenciada em telhados de 2, 3 e 4 águas no edifício principal e 1 e 2 águas nas dependências de apoio; fachadas com embasamento, rebocadas e pintadas de branco; fenestrações distribuídas regularmente pelas diferentes fachadas, todas de moldura rectangular em cantaria, com janelas e portas de duas folhas. Fachada principal voltada a E. delimitada por cunhais de cantaria em aparelho rusticado, formando 3 corpos, 2 laterais correspondendo às áreas de serviço e privadas e o corpo central realçado pela escadaria de 2 lanços paralelos com patamares intermédios que ligam a 2 lanços convergentes com patamar superior; guardas em balaustrada de cantaria.

Rural, isolado, destacado. O edifício encontra-se circundado pelas antigas Marinhas da Atalaya, em zona protegida e fértil de avifauna. Implantado no meio de terreno rodeado por jardins, piscina e court de ténis. Do lado da fachada lateral direita e posterior erguem-se várias construções de apoio (garagem para tractor; forno der lenha; canil; pombal, arrecadações; telheiro para lenha). Do lado esquerdo uma pérgola construída com materiais da antiga capela.

1725 / 1728 - o edifício foi erguido por ordem de Ratton; 1870 - a propriedade pertencia ao Visconde de Correia Godinho; Séc. 20 - a propriedade é alugada a uma empresa espanhola para a recolha da "camarinha", sendo posteriormente vendida a área das Marinhas.

Trabalho realizado pelo Atelier Rita Roque com a supervisão de Telma Gomes

#conservaçãoerestauro

#azulejos

#restaurodeazulejos

Noticias Atelier Rita Roque

azulejos modernistas de autoria de Hansi Stael artista da Secla, restauro de azulejos
Por Rita Roque 29 de julho de 2024
restauro de cerâmica, restauro de azulejos, azulejos modernistas dos anos 50. obras da autoria de Hansi Stael, artista da Secla.
faiança portuguesa do séc.XIX, Restauro de faiança portuguesa, fabrica Bandeira, fervença
Por Rita Roque 8 de maio de 2024
restauro de faiança portuguesa da fabrica bandeira ou fervença
restauro de escultura de jardim em cerâmica do ceramista Jorge Mealha
Por Rita Roque 16 de outubro de 2023
sente-se connosco à roda de oleiro!
Mais Posts
Share by: